Formar cidadão

Em nossa sociedade, a escola pública,em todos os níveis e modalidades da Educação Básica tem como função social formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo. (Desconheço Autoria)

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quarta-feira, 15 de junho de 2011

Temáticas e dicas que o conselho precisa saber para acompanhar, avaliar e ajudar na melhoria do padrão de qualidade da escola.

CALENDÁRIO ESCOLAR Cumprimento da Carga Horária mínima de 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar com o Aluno, não podendo ser contado nos 200 dias letivos as provas finais dos Alunos. Só podemos considerar uma atividade como letiva se em sua programação constar da participação dos Alunos sob a orientação de Professores e que as mesmas contenham teor e adjetivos educacionais claros. MATRÍCULA ESCOLAR O Conselho escolar deverá participar junto com a Direção da Escola do planejamento da matrícula, observando os seguintes aspectos: Capacidade física da escola; Recursos humanos (professores e funcionários); Recursos materiais; Projeção da oferta; Montagem do esquema de atendimento dos pais no período da matrícula. INDICADORES DE SUCESSO DA ESCOLA ACESSO = Matrícula PERMANÊNCIA = Não evasão SUCESSO = Aprovação Esses indicadores devem ser apresentados bimestralmente ao Conselho Escolar. Após análise dos referidos indicadores, caberá ao Conselho Escolar, sugerir medidas ou atividades que venham contribuir para o melhor e maior sucesso da Escola. PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL Participar efetivamente das campanhas do Livro Didático: Utilidade, Uso e Cuidados. Incentivar campanhas, gincanas e outros com o objetivo de melhorar o acervo bibliográfico ou os recursos didáticos da Escola. Realizar campanhas educativas que visem à conservação do Parque Escolar bem como dos recursos material e imaterial existentes na Escola. Acompanhar os Projetos de Estudo, Planejamento e Capacitações dos Professores, Funcionários e Gestores. Incentivar o cultivo de hábitos cívicos e solidários da Comunidade Escolar. FAZER ACOMPANHAMENTO DA MERENDA ESCOLAR Ter ciência e acompanhar a aplicação do cardápio da Merenda Escolar Acompanhar o recebimento, acondicionamento e a utilização da Merenda Escolar Avaliar junto aos Alunos a aceitação da Merenda Escolar, emitindo parecer de aceitação ou não da mesma Sugerir ao Núcleo Gestor, medidas de implementação da qualidade da merenda Acompanhar as condições de salubridade e higiene da Merenda do processo de guarda ao momento de servir a Merenda do Aluno. Serviço de ouvidoria É importante criar no Conselho Escolar uma Comissão que possa agir como ouvidores da comunidade. Pessoas em que a comunidade confia e nelas busquem a abertura de diálogo e de espaço de reivindicação de seus direitos. Provocar a comunidade a emitir sua opinião sobre os serviços escolares prestados à comunidade, gerando instrumentos de consulta tais, como referendos, avaliações, enquetes, e outros do gênero.

Postado por: Fernando Osório Pereira Secretário Geral (fernando2308@yahoo.com.br)

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